quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Baliza atrapalha candidatos a conseguir CNH em Varginha, MG

Baliza atrapalha candidatos a conseguir CNH em Varginha, MG

 

Índice de reprovação no município é de 60%, diz Detran.
Erros mais comuns envolvem seta, conversões e embreagem. 

 


Embora pareça uma manobra simples, a baliza é eleita pelos motoristas a vilã do trânsito. Colocar o carro em uma vaga com espaço já marcado é algo que causa desconforto não apenas a quem já é habilitado como para quem está em processo para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), o índice de reprovação no exame prático de direção veicular é de 70% em Belo Horizonte (MG). No interior do estado, mais de 60% dos candidatos não passam na prova prática, como acontece em Varginha (MG).

Os três principais erros cometidos pelos candidatos que vão tirar a carteira de motorista são a seta, que é quase sempre esquecida ao mudar de faixa ou fazer conversões. Em segundo lugar aparece as conversões, quando os futuros motoristas não conhecem os procedimentos corretos para virar à direita ou à esquerda. Já o terceiro erro mais comum é a falta de domínio no controle da embreagem.

No entanto, apesar destes três erros apontados pelo Detran como os mais comuns, a baliza é também o pesadelo dos motoristas. A manobra deve ser feita dentro das regras do Código de Trânsito Brasileiro. Mas há muita gente que não consegue, como é o caso de Bruno Peres Cristino, que sempre conta com a ajuda da namorada para estacionar o carro. “Eu acho bem difícil e sempre que eu posso, peço ajuda a ela”, disse.

Já a telefonista Maristela Patrícia, que mora no Centro de Varginha, escolhe o horário de sair de casa com o carro. “Eu evito sair durante o dia, porque acho difícil encontrar vagas para estacionar e colocar o veiculo em uma vaga, fazendo baliza, para mim é um problema”, contou.

Mas a habilidade nem sempre é tudo. Ana Rios conta que até consegue fazer bem as balizas, mas já teve prejuízo por conta delas. “Eu estacionei o carro mas não vi uma moto que estava parada atrás e a acertei, o que amassou todo carro novo”.

Fonte: G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário