Sobre Perdões


Perdões está localizada na Mesorregião do Oeste de Minas, e na Microrregião de Campo Belo. Limita-se com os município de Santana do Jacaré, ao norte; com Ijaci e Ribeirão Vermelho, ao sul; Santo Antônio do Amparo e Bom Sucesso, a leste e com Cana Verde e Nepomuceno a oeste.
É uma cidade acidentada, situada entre morros e colinas. Está localizada sobre o planalto do Sudeste, na parte denominada Alto do Rio Grande. Sobre o planalto existem várias elevações com denominação local: Serra do Peão, e Serra da Imbreira.
Geomorfologicamente, a área do município está incluída na depressão do Rio Grande. O clima predominante é o tropical. Ocorrem duas estações climáticas: uma de outubro a março, caracterizada por temperaturas mais elevadas e maiores precipitações, outra de abril a setembro, período de inverno e estiagem.
        A característica principal da cidade de Perdões, desde sua formação, é sua excelente localização entre Belo Horizonte e São Paulo e fácil acesso. Perdões é cortada por ferrovia, rodovias estaduais, federais e tem possibilidade de navegação fluvial no Rio Grande. Essas características são determinantes no potencial de desenvolvimento da região.




Terra de muitos Talentos, muita História e Cultura


Terra de muitos talentos Perdões se destaca em várias manifestações culturais. Na música encontramos bandas, duplas e vários grupos musicais. Destaque para duas grandes preciosidades que sustentam arte musical e formam músicos, o coral de 4 vozes, Art’encanto e a grande corporação musical Lira Perdoense, menina dos olhos de todo o povo.
A dança também é muito presente, inúmeros grupos são encontrados pela cidade dançando ritmos diversos, a prática é incentivada pelas academias e escolas do município através de mostras e festivais.
Uma companhia de Teatro, a Chiquita Trupe, mantida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, proporciona ao povo grandes espetáculos e insere cada vez mais Perdões no universo das Artes Cênicas. A companhia tem se apresentado em vários lugares e levado o nome e a cultura de Perdões a muitos eventos importantes no Estado.
Mas não é só isso, o povo perdoense tem também inúmeros artistas manuais que trabalham materiais diversos produzindo muito artesanato. Hoje estes trabalhos são orientados e organizados pelo Centro FACE e a Casa da Cultura.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário