quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O Despertar da Consciência

O Despertar da Consciência

 



O ser humano possui um potencial incrível dentro de si, contudo, durante sua vida, vai perdendo contato com esse potencial. Todas as dificuldades que experimenta pode levá-lo ao distanciamento daquele seu verdadeiro eu, daquele potencial que é inerente ao seu ser. O que acontece é que ele vai se perdendo em desejos que não são dele; em sentimentos que não são dele; em atividades que não gosta; em relacionamentos que não o fazem feliz; em empregos que detesta; compra coisas que não precisa;
mergulha em dívidas; prejudica a saúde com produtos e atividades que nem mesmo sabe se gosta ou se faz isso porque todo mundo acha interessante e na moda. O fato é que ele deixa o seu verdadeiro eu esquecido e se torna a vontade dos outros (da sociedade, do sistema econômico, da mídia, das pessoas em geral, etc).

Então o ser humano se sente impotente, passa a vida reclamando sem sair do lugar. Apenas reclama dia e noite, muda de emprego e muda novamente, tentando encontrar uma solução para sua frustração. Muda de relacionamento e muda novamente, tentando encontrar alguma coisa melhor, mas isso também não aplaca sua frustração. Gasta muito dinheiro e gasta mais, tentando com isso encontrar alguns momentos de felicidade, mas isso também não aplaca sua frustração e desânimo. Então ele diz: a vida é difícil e complicada demais; eu não tenho sorte; eu não consigo fazer isso; eu vou fracassar; fulano conseguiu isso porque teve mais sorte; isso não é coisa para mim; eu não vou me esforçar para isso, não compensa, só consegue quem tem sorte; as pessoas são sacanas, elas nos impedem de conseguir aquilo que queremos; estou passando por tudo isso por culpa da minha esposa(o); minha mãe e meu pai são os culpados por eu ser assim. E assim vai o rosário de reclamações...

Mas a boa notícia é que nem todas as pessoas se sujeitam a essa dinâmica perversa e destrutiva. Algumas pessoas percebem que se não fizerem algo vão ser "devoradas" pela vontade dos outros. Então começam a analisar o funcionamento de si mesmas. Começam a analisar como reagem aos fatos da vida, aos desafios e facilidades. Através desse exercício descobrem um segredo muito importante: suas escolhas, na maioria das vezes, determinam seu sucesso ou fracasso nas coisas da vida. Elas então buscam formas de compreender como escolhem as coisas, como reagem ao fato de ter que escolher e assumir a responsabilidade pelas escolhas realizadas. Essas pessoas percebem que precisam de instrumentos para aprender a lidar com essa nova descoberta. Elas então buscam esses instrumentos, aprendem a utilizá-los e alcançam seus objetivos e sonhos.

Pare o que estiver fazendo e reconheça que assim como o sol renasce todos os dias, você tem a cada novo dia a oportunidade de mudar a sua vida para sempre — mudar para muito melhor!

Fonte: Trecho do Livro O Vencedor e o Pessimista de Anderson Cristiano da Costa
http://dicaspsicologia.com/ebookvencedor/