sábado, 15 de dezembro de 2012

Sul de Minas está entre as regiões com melhores hábitos saudáveis

Sul de Minas está entre as regiões com melhores hábitos saudáveis

 

Em MG, região é a que mais pratica atividades físicas, segundo pesquisa.
Além disso, 73% dos sul mineiros têm uma alimentação saudável.

 

Os moradores do Sul de Minas Gerais estão entre as quatro regiões do Estado com melhores hábitos de vida saudável, segundo pesquisa da Fundação João Pinheiro apresentada nesta quarta-feira (12). Os sul mineiros são os que mais praticam atividades físicas em MG, com 16,4% de adeptos de exercícios regulares. No Estado, são 13,5%. As outras regiões com maior percentual de pessoas que realizam exercícios com frequência são o Alto Paranaíba, Norte e Centro-Oeste.

Os dados mostram também que cerca de 3/4 da população da região têm consciência da necessidade de cuidar bem da saúde. As frutas, legumes e verduras fazem parte do cardápio de 73% da população do Sul de Minas, que os consomem pelo menos cinco ou mais vezes na semana. No Estado, 68,3% mantêm o hábito.

O estudo analisa o comportamento dos mineiros maiores de 14 anos quando o assunto é alimentação, prática de esporte, alcoolismo e tabagismo. A incidência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão também foi abordada pelos pesquisadores. No Sul de Minas, 34,8% admitiram serem portadores de pelo menos uma enfermidade crônica (no estado são 33,9%).

Entre os procedimentos que ajudam a prevenir e controlar algumas doenças crônicas, como a mensuração da glicose e a verificação da taxa de colesterol, 83,4% dos portadores de diabetes da região Sul mediram a glicose há um ano ou menos, e dos que afirmaram não ter a doença, 51,3% disseram terem feito o exame no mesmo período. Em MG, o índice é de 55,1% para os que têm a doença e 56,1% para quem não têm.

 

Já quanto ao colesterol, 80,6% dos que disseram possuir problemas cardíacos verificaram a taxa de colesterol há um ano ou menos, e entre os que não têm o problema, 51,3% também conferiram a taxa. Em Minas, 56,1% da população fez o exame no ano passado. Além disso, 6,4% da população do sul do Estado nunca mediram a pressão arterial.
 
O lado não muito saudável da região

Em contrapartida, o consumo de bebida alcoólica na região chega a 26,1%, enquanto no Estado ele é de 25%. O uso do tabaco também atinge 16,3% da população do Sul de Minas, contra 13,5% em todo o estado. A média de uso do primeiro cigarro foi 16 anos.

Cerca de metade dos sul mineiros também afirmaram que a carne vermelha e de frango com gordura visível (pele) não pode faltar no cardápio (50,1%). No Estado, os apreciadores somam 45,9%. O leite integral é consumido por 60,3% dos sul mineiros (66,5% em MG).

Fonte: G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário