quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Produtores de cerveja artesanal montam fábricas no Sul de Minas

Produtores de cerveja artesanal montam fábricas no Sul de Minas

 

Mercado está em expansão na região e água é um dos fatores importantes. Campanha (MG) é uma das cidades que recebem a produção da bebida.

 


O hábito de degustar cervejas artesanais tem crescido no Sul de Minas. O Estado de Minas Gerais é o segundo maior em produção artesanal no país. São pelo menos um milhão de litros produzidos por mês e muitos produtores têm saído de outras cidades para produzir na região.

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Cervejas e Bebidas em Geral, a produção mineira, no ao passado, teve um aumento de 20% na comparação com 2011. Atualmente, são 12 fábricas de 72 cervejeiros caseiros em todo Estado, mas a expectativa é que o número de fábricas dobre até 2015.

Há seis anos, Luiz Wilson Sant´Ana começou a fabricar a bebida. “No início eu usava uma panela de apenas 20 litros e o teste de qualidade era feito pelos meus amigos, que eram presenteados “, contou.

A cerveja feita por ele agradou tanto que a produção aumentou. Hoje, a panela utilizada tem capacidade para 100 litros. “Foram cerca de R$ 600 mil em investimentos, mas eu espero crescer mais”, destacou o produtor.

Na cidade de Campanha (MG), a produção de cerveja coordenada pelos irmãos Luiz Paulo e José Carlos Hargreaves de Vilhena começou em um poço artesiano. “O poço tem 37 metros de profundidade. Toda água mineral que sai dele vai direto para a produção  e a água é o segredo da boa cerveja, porque melhora a fermentação, o que é fundamental”, disse Luiz.

Produtores de cerveja artesanal montam fábricas no Sul de Minas

Para garantir a pureza, a água é filtrada duas vezes. Outra matéria-prima da cerveja é também o grão conhecido como levedura. Ele é misturado ao lúpulo, responsável por dar o gosto amargo à bebida. Em seguida, são adicionados ingredientes específicos para o tipo de cerveja que se quer produzir. “Ela sai das panelas, entra no fermentador e fica lá por 10 dias. Em seguida, fica 20 dias na garrafa para criar o gás, porque ela é gaseificada naturalmente”, explicou o dono da fábrica, José Carlos.

Ainda de acordo com ele, a cerveja artesanal demora cerca de 30 dias para ser fermentada e ficar pronta para a comercialização, que também tem aumentado na região.

Segundo a vendedora Adrimênia Aparecida Zanin, a bebida é muito procurada pelos clientes. “As garrafas de 600 ml se tornaram uma opção de presente. Muita gente vem querendo comprar e dar para os amigos e quem ganha a cerveja, depois vem também comprar, com isso, temos um retorno muito bom”, comentou.

Fonte: G1 Sul de Minas