terça-feira, 9 de abril de 2013

Invenções para deficientes rendem prêmios a alunos do Sul de MG

Invenções para deficientes rendem prêmios a alunos do Sul de MG

 

Projetos foram desenvolvidos por estudantes de Santa Rita do Sapucaí. Na última semana, inventos renderam oito prêmios nacionais.

 

Invenções para deficientes rendem prêmios a alunos e Santa Rita do Sapucaí

Estudantes de Santa Rita do Sapucaí (MG), cidade conhecida por Vale da Eletrônica, usam a tecnologia a serviço da saúde e desenvolvem diversos aparelhos para auxiliar portadores de necessidades especiais. Além de ajudar pessoas, os projetos rendem vários prêmios aos jovens inventores. Só na última semana, alunos de um curso técnico conseguiram oito prêmios nacionais.

Em Santa Rita do Sapucaí, 18 empresas desenvolvem aparelhos na área de saúde. Só no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), são 25 projetos.

Os alunos Filipe Loyola e Isabel Francine Mendes usaram a criatividade pra dar mais mobilidade a cadeirantes. Eles criaram um kit de motorização para cadeiras de rodas. Bateria, controle e motores foram importados da China e podem ser instalados em qualquer tipo de cadeira. Com o kit, a cadeira pode ser usada no modo motorizado e caso a bateria acabe, ou se o paciente quiser, ele pode ativar o modo manual.

Os alunos conquistaram o terceiro lugar em um prêmio concedido no país e organizado por uma multinacional. No total, 150 projetos concorreram. “A ideia era fazer um kit motorizado com baixo custo e que pudesse ser acoplado a qualquer cadeira de rodas”, afirma Isabel.

Na Escola Técnica de Eletrônica (ETE), estudantes com idades entre 15 e 18 anos desenvolveram um aparelho capaz de levantar um portador de deficiência física. Basta encaixar os pés e o peito e as rodas ajudam na locomoção. O grupo se inspirou na história do pai do colega Walef Carvalho, que é paraplégico. A ideia também foi premiada e rendeu a eles o segundo lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo.

“O nosso projeto ter sido premiado foi muito bom para nos mostrar que o nosso esforço valeu a pena. Sem contar que meu pai ficou muito orgulhoso”, diz Carvalho.

Na feira, o grupo empatou com os colegas da terceira série da ETE. O trio criou um dispositivo que simula os batimentos de um coração. O equipamento tem um banco de dados importado dos Estados Unidos.

Também na busca de aliar tecnologia na área de saúde, uma turma criou uma campainha para deficientes visuais e auditivos. “É um dispositivo luminoso, vibratório e sonoro que auxilia o deficiente dentro da residência”, explica Jaine Cássia Fonseca Amaral, que participou do projeto.

Os projetos da ETE concorreram com mais de 350 invenções de todo o país. O Vale da Eletrônica tem mais de 140 empresas, onde são fabricados mais de 13 mil produtos.

Fonte: G1 Sul de Minas

Seminário sobre gestão pública reúne prefeitos do Sul de Minas

Seminário sobre gestão pública reúne prefeitos do Sul de Minas


Secretário-Geral do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro, e presidente da ALMG, deputado estadual Dinis Pinheiro, promovem seminário sobre gestão pública em Varginha




A cidade de Varginha, no Sul de Minas, sediou na quinta-feira (05/08), mais uma edição do “Seminário Gestor Municipal: novas conquistas para os municípios”. Cerca de 300 pessoas, entre prefeitos e lideranças municipais,  participaram do encontro organizado pelo secretário-geral do PSDB e deputado federal, Rodrigo de Castro, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro. O evento contou com as presenças do vice-governador Alberto Pinto Coelho, além de deputados federais e estaduais.

O deputado Rodrigo de Castro disse que promover encontros com gestores municipais contribui para o desenvolvimento das cidades.

“Esses seminários colaboram com a boa gestão e refletem em ações efetivas de melhorias na qualidade de vida da população”, afirmou. Ele comentou também sobre as dificuldades das prefeituras em todo o estado e reforçou que “o atual sistema de distribuição de recursos é um absurdo e que governo federal faz cortesia com o chapéu alheio”.

Durante o encontro, Alberto Pinto Coelho, vice-governador de Minas Gerais, destacou a importância de discutir gestão pública.

“Nossos municípios são os grandes agentes de mudança, precisamos fazer o País avançar, mas para isso, a participação ativa dos gestores é fundamental. Daí a importância de um evento como este”, disse Alberto Pinto Coelho. O vice-governador, falou também sobre as dificuldades dos municípios mineiros na captação de recursos junto à União.

Na mesma linha do deputado Rodrigo de Castro, o prefeito de Varginha, Antônio Silva, afirmou que “o formato de distribuição de impostos é injusto, já que a maior parte dos recursos fica concentrada com governo federal. Aqui na cidade, que os problemas acontecem e, sem recursos, não dá para colocar em prática projetos que melhorem a vida do cidadão”, ressaltou o prefeito.

O presidente eleito da Associação Mineira de  Municípios e prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, disse que os municípios são tratados como indigentes da federação.

“Os recursos ficam todos em Brasília, como se todos os brasileiros morassem lá”. Andrada defende a realização de eventos como o Seminário Gestor Municipal. Para ele, abrir a discussão sobre a realidade dos municípios e os desafios enfrentados pelos gestores em todo o estado, já é um passo para avançar.

Os seminários que estão acontecendo em várias regiões do estado têm o objetivo de sensibilizar os gestores municipais quanto aos aspectos que envolvem a captação de recursos federais e estaduais, além de debater a concepção de gestão pública eficiente.

A próxima cidade que vai receber, no próximo dia 08,  o Seminário “Gestor Municipal: novas conquistas para os municípios” é Governador Valadares.