sábado, 17 de novembro de 2012

Número de empresas de turismo cresce 5% no Sul de Minas

Número de empresas de turismo cresce 5% no Sul de Minas

 

Cerca de 40 mil pessoas trabalham no setor na região.
Renda da categoria subiu quase 10% em um ano, segundo MTE.

 


Uma pesquisa divulgada este mês pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostrou que o número de empresas no Sul de Minas ligadas ao turismo cresceu 5% em 2011, se comparado ao ano anterior. Só no ano passado, foram instaladas 800 novos hotéis e pousadas na região.

Com isso, o Sul de Minas concentra mais de 20% das empresas ligadas ao turismo em todo o estado. Só na região, são cerca de 40 mil pessoas que trabalham no setor de turismo. De acordo com o MTE, a renda da categoria subiu quase 10% em um ano.

As serras de Monte Verde, as belezas naturais ao longo do Lago do Furnas e os banhos nas termas em Poços de Caldas são alguns dos atrativos que fazem do Sul de Minas uma região especial para os turistas. As amigas Marilda Balthae Saraluz e Rachely Danello Ivan saíram do Rio de Janeiro para passear no Parque das Águas de São Lourenço. “É um passeio maravilhoso. Você sente o ar puro, vê a natureza, está tudo conservado e limpinho”, diz Marilda.

Segundo o turismólogo Leandro José Ferreira Domingues, o crescimento no setor é resultado de investimentos na região. “É importante investir na área de infraestrutura nas estradas e principais vias de acesso. Estamos aguardando a construção do aeroporto regional do Circuito das Águas, em Caxambu, para começar a receber turistas que antes não vinham pra cá”, explica.

A previsão é de que a construção do aeroporto em Caxambu (MG) comece no próximo ano e dure 18 meses. Ainda de acordo com a pesquisa, Minas Gerais perdeu apenas para São Paulo no crescimento de número de empresas ligadas ao turismo.

Fonte: G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário