segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A um dia das eleições norte-americanas, comitês de Obama e Romney trabalham para convencer indecisos

A um dia das eleições norte-americanas, comitês de Obama e Romney trabalham para convencer indecisos

 

A um dia das eleições presidenciais nos Estados Unidos, os comitês de campanha dos candidatos Barack Obama (democrata) e Mitt Romney (republicano) trabalham para convencer os eleitores que ainda estão indecisos. Uma das regiões que concentram maior número de eleitores indecisos é o Estado da Flórida, que reúne ampla maioria de latino-americanos. Voluntários democratas e republicanos se esforçam para reduzir o número de indecisos e ampliar as vantagens para seus candidatos.


Em Miami, os voluntários democratas intensificaram o trabalho de convencimento, aumentando o número de telefonemas em favor de Obama e fazendo visitas às casas dos eleitores. Estratégia semelhante é adotada pelos voluntários que trabalham para Romney.

Sempre ao telefone, a voluntária democrata Mirian Eagar incentiva os eleitores a votar, o que não é obrigatório nos Estados Unidos. Eagar disse que “ama política e fica satisfeita em ajudar”. Segundo ela, cada telefonema “faz a diferença”.

A porta-voz do Partido Democrata na região da Flórida, Anette Taddeo, acrescentou que a comunidade hispânica, que representa 22% do Estado, é prioridade. Para ela, a maioria vai apoiar Obama por ele ter uma política em favor dos imigrantes.

Em Hialeah, na Flórida, os voluntários republicanos se esforçam para buscar os votos em favor de Romney. Os jovens são ativos e usam a internet para enviar mensagens de texto.

O presidente do Comitê de Jovens Republicanos de Miami, Bradley Gerber, disse que associa o envio de mensagens às visitas às casas dos eleitores. Para os voluntários republicanos, a vantagem de Romney está ligada às propostas econômicas apresentadas por ele.

Os comitês de Obama e Romney também atuaram na tentativa de convencimento dos eleitores que votaram antecipadamente. Nas eleições norte-americanas é permitido enviar as cédulas pelos Correios ou depositá-las nas urnas antes do dia 6. Cada estado tem regras próprias. Em Miami, o prazo final foi ontem (4).

O Departamento de Eleições em Miami, único local de votação da cidade, teve no domingo (4) longa fila. Mesmo assim, os eleitores não desanimaram. Alguns trouxeram água e chocolate para enfrentar a espera.
Pesquisas sobre intenções de voto, do jornal Washington Post e da emissora de televisão ABC News, mostram Obama e Romney empatados com 48% da preferência dos eleitores. Os dois candidatos apostam em Estados como a Flórida, chamados ‘swing states’, onde a disputa é imprevisível.

Fonte: Uol Notícias Internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário