quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mecânico é eleito em Perdões



Mecânico é eleito com investimento de R$ 400 e campanha na internet
Purga (PV) foi o candidato mais bem votado da cidade de Perdões (MG).
Com montagens de fotografias nas redes sociais, conquistou os eleitores.
“Alô? Aqui é o Purga, vereador”. Essa foi a frase mais repetida por Valdeci Teodoro Rodrigues, 38 anos, conhecido como Purga, eleito pelo PV com 683 votos, ou seja, como o vereador mais votado da cidade de Perdões (MG). Nesta segunda-feira (8), ele não parou de atender telefonemas e não conseguiu andar pela cidade.

Humilde, o mecânico que é natural de Perdões e trabalha desde os 11 anos de idade foi considerado o fenômeno eleitoral do município que tem 20.140 habitantes.


A repercussão deve-se ao fato de que apenas R$ 400 foram investidos na campanha dele, o suficiente para fabricar apenas 1.150 exemplares de santinhos, esgotados em poucos dias.

Sem recursos, mas com muita disposição e carisma, Purga conquistou eleitores não apenas nas ruas da pequena cidade, mas também nas redes sociais.

Muitos votos foram conquistados pelo Facebook, onde foi criado um perfil para o candidato e com montagens de fotos apresentando-o ao lado de celebridades e personagens, a candidatura foi espalhada.
A campanha
“O Purga é uma pessoa simples, humilde, trabalhador e gosta de uma pinga”, resume o veterinário Roberto Fernandes, o Beto, coordenador da campanha do novo vereador de Perdões.

Após ter sido vereador , o veterinário não conseguiu mais se desvencilhar da política e mesmo sendo filiado a um partido diferente do de Purga, engajou-se na campanha e resolveu apoiá-lo. “Estávamos com dificuldade em ter na Câmara um vereador humilde, que representasse o povão e o Purga veio para isso. Quando vi que ele tinha protocolado a candidatura, me deu o estalo e eu pensei: este será o candidato”, conta.
A partir daí, Beto organizou uma ‘vaquinha’ com os amigos para juntar os R$ 400 que patrocinaram os ‘santinhos’ de Purga e conta o inusitado. “Os panfletos acabaram na primeira semana e não dava mais tempo de encomendar. Com isso, as pessoas que encontravam o candidato na rua pediam o número, muita gente nos ligando querendo saber e o jeito foi improvisar. Como ele faz parte do mesmo grupo do prefeito eleito, pegávamos o santinho do prefeito e escrevíamos, à mão, com a caneta, o número do Purga”, lembra.
A criatividade para driblar a falta de recursos não para aí. A namorada de Beto, Patrícia Pereira engajou-se no Facebook. “Muita gente nos ajudou no Facebook e a campanha dele foi sendo espalhada”, informa Patrícia.

Tal sucesso deve-se também a uma carreata, feita apenas por amigos de Purga e impedida pela Polícia Militar após denúncias. “Ninguém sabe ao certo o que motivou a paralisação da carreata. Nos disseram que foi por conta de um foguete, lançado durante a manifestação e que teria constrangido moradores”, diz Patrícia.
Comemoração simples
Na pequena casa, atrás do cemitério, em que mora com a avó Maria Lázaro Teodoro, ele comemorou a vitória. “Estou me sentindo bem demais. Graças a Deus eu fui eleito”.

Contudo, Purga ainda não sabe de que maneira colocará em prática os planos e promessas descritas. “Vou trazer indústrias para Perdões, quero também investir em saúde e educação”, almeja, para completar em seguida. “Não tenho muita experiência, mas vou ser presidente da Câmara porque fui o mais bem votado e serei bem assessorado”, acrescenta.


E os planos vão além. O salário de R$ 1 mil que ganha mensalmente como mecânico fica para trás e ele já faz planos para investir os R$ 6 mil que passará a receber como vereador. “Vou reformar minha casa e ajudar a minha família. Eu moro com a minha mãe que estava doente”, comenta.

A família também está feliz. Aos 72 anos, a avó dele não esconde a emoção e mal consegue falar, antes de ser interrompida pela própria voz embargada. “Estou muito feliz. Não esperava que ele fosse ganhar. É um menino muito bom, eu que o criei”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário