quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Brasileiros lotam concessionárias nas últimas semanas do IPI reduzido

Brasileiros lotam concessionárias nas últimas semanas do IPI reduzido

A procura é tão grande que as concessionárias estão até contratando mais vendedores. A redução do imposto só vale até 31 de outubro.

O salário acabando antes do fim do mês, mas tem fila de espera para comprar o carro zero com desconto do IPI. A redução do imposto termina daqui a duas semanas.
A procura é tão grande que as concessionárias estão até contratando mais vendedores para dar conta dos pedidos. Os vendedores de carro competem para ver quem vende mais e os compradores ficam ansiosos para tomar uma decisão e escolher o carro.
E não há muitas opções. Há duas semanas do fim do IPI reduzido, faltam alguns modelos de carro nas concessionárias de Brasília. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados só vale até 31 de outubro.
O clima é de festa mesmo no setor automotivo: IPI reduzido desde maio foi um dos fatores que fizeram as vendas de carros chegarem as alturas, segundo a Anfavea. Agosto foi o melhor mês de todos: 405 mil automóveis vendidos.
Por conta do desconto no imposto, o topógrafo Robson Barbosa decidiu: agora compra o dele. “Vale a pena sim, com a redução do IPI vale. E o prazo está curto, tem que aproveitar o embalo”, diz.
As lojas esperam uma corrida dos consumidores nessas duas últimas semanas do mês. É que redução do IPI dos carros vale até 31 de outubro. O difícil agora é achar exatamente a cor e o modelo desejados.
Em uma loja, em Brasília, há 90 carros no estoque. O normal são 200. “Estamos com menos da metade do nosso estoque. Vai chegar mais alguma coisa, mas com certeza isso já é reflexo da procura que está tendo por causa da redução de IPI”, afirma Rangel Silva, gerente de vendas.
O desconto varia de acordo com a potência do motor. A redução no preço final do carro popular, por exemplo, chega a 10%.
“O desconto compensa, nessa situação, no meu caso específico, o carro saiu com quase R$ 2 mil de diferença. Foi muito bom. Já paga a diferença do seguro e outros detalhes”, conta Emílio Luz, estudante.
A redução do IPI para carros foi uma estratégia do governo para estimular a economia, criar mais empregos e esvaziar os pátios das montadoras. O prazo para redução do IPI começou em maio, e já foi estendido de agosto para outubro.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não confirma se o prazo será estendido mais uma vez.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário